Padre Viegas

Histórico
O distrito de Padre Viegas ou Sumidouro, como é carinhosamente chamado, é lugar sossegado, com pouca gente na rua, sem pressa, onde criança ainda brinca livre na porta de casa. O nome do distrito é uma homenagem a um religioso que estudou no local quando menino, no Colégio Interno Padre Osório - um dos mais antigos do estado de Minas Gerais. No dia 12 de outubro celebra-se o aniversário de Fundação do distrito, o dia da padroeira da localidade, o aniversário do Coral Nossa Senhora do Rosário e do time de futebol local.
O distrito é sinônimo de hospitalidade e comida boa. Uma mistura de fubá, bacon, frango, calabresa e muito amor forma um delicioso prato muito conhecido para os moradores de Mariana: o Cuscuz. O tradicional Festival do Cuscuz recebe centenas de visitantes ávidos por provar essa delícia mineira e também acontece anualmente no dia 12 de outubro.
Localizado a 9km de Mariana, seu cenário, cercado por belezas naturais, vai do rústico ao clássico em mistura harmoniosa de construções históricas do século XVIII a extensas fazendas, assim traduzidas em versos pelo grande escritor marianense Cláudio Manuel da Costa, natural do distrito.
Distância da Sede
9 Km da Sede.
Via de Acesso
Saindo da rodoviária de Mariana, sentido Ponte Nova, percorrer 7 Km e entrar à direita, seguir mais 2 Km até ao centro do Distrito de Padre Viegas. Possui transporte coletivo regular para Mariana três vezes ao dia, ida e volta.
Sub-distritos
Vargem, Engenho, Serra do Lico, Serra do Carmo, Mainart e Barro Branco.
Atrativos Culturais e Naturais
► Igreja Nossa Senhora do Rosário (século XVIII);
► Capela de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos (século XVIII);
► Alambique Duas Gotas: localizado no Sítio Terra Nostra, a 2 km de Padre Viegas (www.duasciotas.com.br). Se quiser viver uma aventura que remete aos tempos coloniais, poderá retornar a Mariana por uma variante da Estrada Real, passando pela Cartuxa de Dom Viçoso;
► Cachoeira das Gaivotas: distante 17 km de Passagem de Mariana, na estrada que leva ao subdistrito da Vargem. Esta cachoeira cercada por mata nativa tem queda de 4,5 metros;
► Castelinho: conjunto de rochas de hematita que dão a impressão de um castelo. Os paredões de pedras medem de 5 a 55 metros de altura. Do mirante pode-se avistar várias localidades da região. Os gritos de macacos e outros animais soam como sinfonia neste local de incrível beleza. É aconselhável o acompanhamento de um guia experiente.
Manifestações Culturais
► Festa da Padroeira Nossa Senhora do Rosário, no mês de outubro;
► Festa da Corporação Musical Sagrado Coração de Jesus, no mês de julho ou agosto, com novena, missas, procissão da bandeira do Sagrado Coração, repiques de sinos, fogos, bingos, show popular e barraquinhas de comidas e bebidas, retreta com a corporação aniversariante e outras bandas convidadas. Há ainda eleição da Rainha da Banda e o desfile do Bandão (formado por todas as bandas presentes) pelas ruas da comunidade e almoço festivo para mais de 300 pessoas