Cachoeira do Brumado

Histórico
Conhecida como a terra do artesanato, o distrito de Cachoeira do Brumado registra um grande legado histórico, sobretudo no artesanato e na arte, que extrapola os limites do município de Mariana e região. Os artigos feitos em pedra-sabão, madeira, pita e sisal, objetos de apreciação e comercialização dentro e fora da comunidade, são preparados de maneira artesanal e tem um acabamento primoroso.
Além de levar um pouco da história e da cultura dos Cachoeirenses na vida e em sua mala, você pode se divertir com a família e amigos na famosa queda d’água de 14 metros de altura que é rodeada por muitas árvores e conta com uma infraestrutura rústica de banheiros, mesas, restaurante e estacionamento.
Bem próximo da queda d’água há o Memorial dos Tropeiros, um espaço criado para relembrar a história de homens que viajavam por dias no lombo dos burros levando as panelas fabricadas com a pedra-sabão. Construída de pau a pique, a casa possui diversas peças que retratam os usos e costumes daquela época, além de fotografias dos tropeiros e paneleiros do distrito.
Distância da Sede
27 km
Via de Acesso
Saindo da rodoviária de Mariana, sentido Ponte Nova, percorrer 19 Km e entrar à direita, seguir 08 Km até o centro do Distrito de Cachoeira do Brumado. A estrada é estreita e bastante sinuosa. Possui transporte coletivo regular para Mariana três vezes ao dia, ida e volta.
Subdistritos
Barroca, Borges, Engenho Queimado, Mundinho.
Artesanato
Pedra-Sabão, Pita, Bambú, Madeira, Palha, Conta de lágrimas.
Compras
► Associação dos Artesâos e Produtores Caseiros de Cachoeira do Brumado: esculturas, tapetes de pita, artesanato variado em palha de milho e outros materiais, fuxico. Endereço Rua Padre Avelar, 180 - Telefone (31) 3556-1106;
► Adão de Lourdes Cassiano, escultor, Telefone. (31) 3556-1025;
► Miramar Borges, escultor - Telefone: (31) 3556-1123;
► Airton Roberto Martins Figueiredo, santeiro, Telefone: (31) 3556-1023;
► Preto Artesanato: panelas de pedra, formas de pizzas, grelhas, cuscuzeiros, fogareiros, fontes, peças decorativas em pedra-sabão, aceitam encomendas (atacado e varejo) e entregam em domicilio. Endereço: Rua do Tombadouro, 461-Telefone (31) 3556-1154/ 9683-1154;
► Teresinha Martins da Silva: produtos em sisal como chapéus, jogos americanos, cortinas e tapetes. Aceita encomendas de tapetes em grandes dimensões. Endereço: Rua Firmino Ulhoa, 27 - Telefone: (31) 3556-1012.
Atrativos Culturais e Naturais
► Igreja de Nossa Senhora da Conceição;
► Casas em estilo colonial;
► Capela;
Meios de Hospedagem
► Pousada e Restaurante Aconchego das Águas: comida mineira feita no fogão à lenha.
Atende a grupos de turistas desde que cadastrados anteriormente com Dorinha ou Luis
Endereço: Rua Tombadouro, 391
Telefone: (31) 3556-1126;
► Pousada e Restaurante Três Nascentes
Rodovia MG-362 - Km 53
Telefone: (31) 9654-1313
► Shunyata Pousada
Rua São Geraldo s/ n°- Cachoeira do Brumado
Telefone: (31) 3557-1492. Falar com Socorro.
Manifestações Culturais
► Festa da Padroeira;
► Semana Santa;
► Festa de Corpus Christi;
► Festa da Panela de Pedra;
► Sagrado Coração de Jesus;
► Nossa Senhora da Conceição;
► Festas populares: carnaval, festas juninas e feiras de artesanato;